Diretório Luso-Brasileiro Repositórios e Revistas de Acesso Aberto

Revista Desenredo

Nome/Título: Revista Desenredo
Tipo: multidisciplinar
Software: OJS
Nome da instituição: Associação Brasileira de Educação em Engenharia – ABENGE; Universidade de Passo Fundo - UPF
Editor/Gestor: Miguel Rettenmaier
E-mail de contacto: mrettenmaier@hotmail.com
Endereço Web: http://www.upf.br/seer/index.php/rd
Formato em papel: nao
Descrição: O título da revista do Programa de Pós-Graduação em Letras é baseado em um conto de Guimarães Rosa, publicado na obra Tutaméia, de 1967. Para quem não teve o prazer de ler esse texto, a narrativa trata de um marido apaixonado que, perante a reconhecida infidelidade da esposa, procura reconstruir ou desconstruir, pela persistência e pela linguagem, a má reputação da mulher: “Entregou-se a remir, redimir a mulher, à conta inteira. Incrível? É de notar que o ar vem do ar. De sofrer de amar, a gente não se desafaz.” A tentativa de fazer e refazer as verdades, de tornar a cada verdade uma outra, mais “nua e pura”, talvez seja, afinal, a meta dos editores e dos autores da Desenredo, periódico que atenta a diferentes temáticas, assuntos e questões, a cada volume, sob a ótica das áreas e das linhas de pesquisa que compõem o Mestrado em Letras da UPF.
Área de conhecimento: Letras
Palavras-chave: Letras
Idioma: pt
Data de início de actividade: 2010-12-14
EISSN: 1808656x
Políticas implementadas: Apresentação O título da revista do Programa de Pós-Graduação em Letras é baseado em um conto de Guimarães Rosa, publicado na obra Tutaméia, de 1967. Para quem não teve o prazer de ler esse texto, a narrativa trata de um marido apaixonado que, perante a reconhecida infidelidade da esposa, procura desconstruir, pela persistência e pela linguagem, a reputação da mulher: “Entregou-se a remir, redimir a mulher, à conta inteira. Incrível? É de notar que o ar vem do ar. De sofrer de amar, a gente não se desafaz.” A tentativa de fazer e refazer as verdades, de tornar a cada verdade uma outra, mais “nua e pura”, talvez seja, afinal, uma meta dos editores da Desenredo, periódico que atenta a diferentes temáticas, assuntos e questões, a cada volume, sob a ótica das áreas e das linhas de pesquisa que compõem o Mestrado em Letras da UPF. Processo de Avaliação por Pares A Revista Desenredo conta com um grupo de especialistas na área de Letras. Os originais serão submetidos à aprovação de avaliadores reconhecidos nos temas abordados. Os trabalhos são enviados para avaliação sem a identificação de autoria. Os originais são imediatamente enviados aos avaliadores. O processo de seleção de artigos envolve dois especialistas.
País: Brasil
Distrito: RS
Endereço: UPF - Universidade de Passo Fundo CAMPUS I Instituto de Filosofia e Ciências Humanas PPGL - Programa de Pós-Graduação em Letras Bairro São José Caixa Postal 611 CEP 99001-970 Passo Fundo RS